Mundo

Johnson responsabiliza Irã por ataques a instalações sauditas

Primeiro-ministro estuda resposta internacional contra tensões na região

Declaração foi dada por Johnson diante da Assembleia Geral da ONU
Declaração foi dada por Johnson diante da Assembleia Geral da ONU Foto : Frank Augstein / AFP / CP Memória

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou o Irã de estar por trás dos ataques contra duas instalações de petróleo da Arábia Saudita, em uma entrevista aos jornalistas que acompanham sua viagem a Nova York, onde deve se reunir com o presidente iraniano Hassan Rohani.

"Posso dizer que o Reino Unido atribui ao Irã com um nível muito elevado de probabilidade os ataques da Aramco" (o grupo estatal saudita de petróleo), afirmou o líder conservador a bordo do avião que o transporta para Nova York para a Assembleia Geral da ONU, segundo a agência britânica Press Association. "A dificuldade é saber como organizar uma resposta internacional", disse o chefe de Governo.

"Vamos trabalhar com nossos amigos americanos e nossos amigos europeus para construir uma resposta que tente reduzir as tensões na região do Golfo", completou. O Irã nega qualquer envolvimento nos ataques de 14 de setembro, atribuídos a Teerã por Washington.