Kim Jong Un recusa convive para reunião na Coreia do Sul

Kim Jong Un recusa convive para reunião na Coreia do Sul

País asiático receberá um encontro de líderes do sudeste asiático no porto de Busan a partir da próxima segunda-feira

AFP

Líder norte-coreano Kim Jong Un rejeitou um convite do presidente sul-coreano Moon Jae-in para uma reunião de cúpula regional na próxima semana

publicidade

O líder norte-coreano Kim Jong Un rejeitou um convite do presidente sul-coreano Moon Jae-in para uma reunião de cúpula regional na próxima semana, informou a imprensa estatal de Pyongyang, o que ilustra relacionamento ruim entre os dois países no momento. A Coreia do Sul receberá um encontro de líderes do sudeste asiático no porto de Busan a partir da próxima segunda-feira. Moon já havia expressado o desejo de ter a presença de Kim na reunião.

O norte-coreano recebeu uma carta pessoal do presidente sul-coreano em 5 de novembro, de acordo com a agência estatal da Coreia do Norte, KCNA, mas rejeitou a proposta. A KCNA acusa a Coreia do Sul de não cumprir acordos assinados entre os dois países. A agência de notícias norte-coreana indica que Seul pediu a Pyongyang para enviar um representante especial à reunião, caso Kim não tenha condições de comparecer ao encontro.

Moon e Kim se reuniram três vezes no último ano, mas as relações entre as duas Coreias esfriaram após o fracasso do encontro de cúpula entre o presidente americano Donald Trump e o dirigente norte-coreano em fevereiro.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895