Líder do Partido Democrata pede revisão do resultado das primárias em Iowa

Líder do Partido Democrata pede revisão do resultado das primárias em Iowa

Até o momento, candidatos Bernie Sanders e Pete Buttigieg se encontravam na frente, com 97% dos votos computados

AFP

Perez não explicou, entretanto, que nível de verificação poderá pedir

publicidade

O presidente do Partido Democrata dos Estados Unidos, Tom Perez, pediu nesta quinta-feira uma revisão dos resultados da primeira votação das primárias presidenciais, na segunda-feira, em Iowa, após virem à tona erros nas parciais publicadas.

"Já basta. Para garantir a confiança da população nos resultados, peço ao Partido Democrata de Iowa começar imediatamente uma revisão", disse Perez. Ele não explicou, entretanto, que nível de verificação poderá pedir dos resultados. 

Até o momento os candidatos Bernie Sanders e Pete Buttigieg se encontravam nesta quinta-feira na frente, com uma ínfima diferença nas primárias de Iowa, com 97% dos votos computados.

Os 'caucuses', assembleias de eleitores filiados a um partido, nesse estado rural, primeira escala da corrida pela indicação presidencial democrata, aconteceram na segunda-feira de forma caótica devido a problemas de informática, adiando a divulgação dos resultados e gerou mal-estar dentro do Partido Democrata.

O partido de Iowa decidiu verificar manualmente os resultados, e vem fazendo isso lentamente desde a terça-feira. No entanto, surgiram erros e incoerências nos resultados publicados on-line. 

Buttigieg, o ex-prefeito moderado de South Bend, foi proclamado vitorioso mesmo antes da divulgação dos resultados parciais, aparecendo um pouco à frente de Sanders, líder da ala esquerdista do partido, segundo as primeiras cifras publicadas nesta terça-feira. O senador, contudo, reduziu essa distância na noite de quarta-feira: com 97% dos votos apurados, 26,1% dos delegados contra 26,2% para Buttigieg.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895