Líder supremo iraniano acusa Biden de exigir o mesmo que Trump sobre a questão nuclear
Aiatolá Ali Khamenei mencionou saída dos Estados Unidos do acordo de Viena e reclama de exigências
publicidade
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, acusou neste sábado (28) o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de fazer as mesmas demandas nas negociações para reativar o acordo nuclear que seu antecessor, Donald Trump.
"A atual administração dos Estados Unidos não é diferente da anterior porque, embora utilize outras palavras sobre a questão nuclear, exige do Irã o mesmo que Trump", afirmou Khamenei, segundo o seu site oficial.
O aiatolá Khamenei fez a declaração enquanto os países ocidentais, assim como Rússia e China, esperam desde o fim de junho um sinal de vontade do Irã de retomar as negociações iniciadas em Viena em abril para tentar salvar o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, que foi abandonado de maneira unilateral há três anos pela administração Trump.
"Sobre a questão nuclear, os americanos não têm vergonha: enquanto eles se retiraram (do acordo de Viena) diante dos olhos do mundo inteiro, eles falam agora e fazem exigências como se a República Islâmica fosse o país que se retirou", afirmou Khamenei.
O líder iraniano fez a declaração durante uma reunião com o novo governo do presidente Ebrahim Raisi. A confiança do povo é o "maior capital" que um governo tem, mas "infelizmente ficou um pouco danificada e você deve restaurá-la", afirmou Khamenei a Raisi durante o encontro, segundo trechos divulgados de seu discurso.