Localização de submarino surpreende parentes dos 44 tripulantes

Localização de submarino surpreende parentes dos 44 tripulantes

"ARA San Juan" foi encontrado nessa sexta-feira, um ano após o desaparecimento

AE

Localização do submarino argentino surpreende parentes dos 44 tripulantes

publicidade

Parentes dos 44 tripulantes do submarino argentino ARA San Juan disseram neste sábado estar chocados com o fato de ele ter sido localizado um ano após o desaparecimento. "É muito impactante. Graças a Deus eles estão em paz", contou Marta Vallejos, irmã de Celso, um dos tripulantes da Marinha argentina que viajavam na embarcação.  

• "Ainda não temos meios para fazer o resgate", diz ministro argentino

Segundo ela, a notícia foi transmitida pela própria Marinha aos parentes que estão reunidos em um hotel da cidade de Mar del Plata, onde o submarino tinha sua base. "Um dia 15 tirou eles de nós e um dia 15 os trouxe de volta!! Tantos sentimentos temos nestes momentos, pedimos respeito para eles. #44herorespresentes #arasanjuan", escreveram os parentes no Twitter.

A juíza Marta Yáñez, encarregada da investigação sobre o desaparecimento do submarino argentino, declarou que terminam "as especulações" e as famílias dos 44 tripulantes poderão processar o luto. "Houve milhões de especulações, como que o submarino havia sido desmantelado no Ushuaia ou estava sequestrado nas Malvinas".

Pouco depois das 2h (3h em Brasília), o Ministério de Defesa e a Marinha informaram que a companhia americana Ocean Infinity havia achado o submarino após analisar um objeto de 60 metros de comprimento que havia sido detectado previamente por sensores. "Eu ainda tinha esperanças de que eles pudessem estar vivos", declarou Luis Niz, pai de um dos marinheiros, aos jornalistas.

Em declarações ao canal TN, Jorge Villarreal, pai de Fernando, outro tripulante, destacou que na manhã da sexta-feira havia sido informado que "havia indícios que coincidiam com 70% e 80% com as características do submarino". "Mas às vezes se dizia o mesmo e eram formações falhas. Nos chama a atenção que justo nesse ponto, que já tinham passado e não o encontraram, ele foi localizado dessa vez", reconheceu Villarreal, fazendo referência à intensa busca realizada nos primeiros meses, sem resultado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895