Mais de 40 mortos em acidente de avião no Paquistão

Mais de 40 mortos em acidente de avião no Paquistão

A aeronave, com 98 pessoas a bordo, estava prestes a aterrissar quando caiu entre casas, provocando uma explosão e nuvens de fumaça preta

AFP

Segundo os socorristas, o número de vítimas pode aumentar

publicidade

Mais de 40 pessoas morreram na queda de um avião em uma área residencial da cidade de Karachi, sul do Paquistão. Segundo os socorristas, o número de vítimas pode aumentar. A aeronave da Pakistan International Airlines (PIA), com 98 pessoas a bordo, estava prestes a aterrissar quando caiu entre casas, provocando uma explosão e nuvens de fumaça preta. 

Os corpos de 41 pessoas foram recuperados na noite de sexta-feira, disse o presidente da companhia aérea, Arshad Malik, em uma entrevista coletiva, explicando que as operações de resgate podem levar entre dois e três dias. Segundo Arshad Mahmood Malik, apenas um sobrevivente, o presidente do Banco de Punjab, Zafar Masud, foi confirmado.

No entanto, autoridades locais indicaram que havia pelo menos dois sobreviventes e que 60 corpos haviam sido encontrados. Os serviços de socorro e os moradores tiraram as pessoas dos escombros, enquanto os bombeiros tentavam apagar as chamas. Um repórter da AFP viu corpos carbonizados sendo levados para uma ambulância.

Seemin Jamali, diretora da Faculdade de Medicina de Jinnah, disse que oito mortos e 15 feridos foram levados para suas instalações. "Todas as pessoas estavam em terra, não trouxeram passageiros do avião para cá", explicou.

Faisal Edhi, que dirige a associação da Fundação Edhi, que ajudou socorristas, disse que 42 corpos foram recuperados da área do desastre. "De acordo com nossas estimativas, há cerca de 50 mortos sob os escombros", disse Faisal Edhi a um programa de televisão.

Problema técnico

"Havia 91 passageiros e 7 membros da tripulação" a bordo do voo PK8303, que "perdeu contato com o controle aéreo às 14H37 (06h37 horário de Brasília), declarou o porta-voz da PIA, Abdullah Hafeez, à mídia local. Segundo o presidente da companhia aérea, Arshad Malik, o avião, um Airbus A320 vindo de Lahore, estava "próximo de tocar a terra" no aeroporto de Karachi quando aconteceu o acidente.

"Na última vez que recebemos notícias do piloto, ele indicou que havia um problema técnico", explicou em um vídeo no Twitter. "Lhe dissemos que havia duas pistas prontas para aterrizagem, mas ele decidiu voltar a acelerar. Por que? Resta ainda determinar o problema técnico", acrescentou.

Segundo o ministro do Interior, Ijaz Ahmad Shah, o piloto havia indicado que tinha "perdido um motor" e que logo fez uma "chamada de socorro".

"Uma grande explosão"

Os habitantes próximos ao local do acidente explicaram que os muros caíram e em seguida houve uma grande explosão pelo impacto.

"Eu estava saindo da mesquita quando vi um avião em inclinação. O barulho dos motores era bem estranho. Estava voando tão baixo que as paredes da minha casa tremeram", disse Hassan, uma testemunha de 14 anos.

Mudassar Ali, um morador de Karachi, ouviu "uma grande explosão". "Acordei com pessoas ligando para o corpo de bombeiros", disse ele. O acidente coincide com a preparação em todo o país da celebração do final do Ramadã e início do Eid el Fitr, que leva muitos paquistaneses a viajar de volta para suas casas e povoados.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, disse estar "chocado e triste" com o acidente e escreveu no Twitter que está em contato com o diretor da companhia aérea. O exército paquistanês disse que suas forças de segurança foram destacadas para a área e que helicópteros estavam sendo usados para monitorar os danos e ajudar nas operações de resgate.

Os voos comerciais foram retomados há apenas alguns dias, depois de serem paralisados pela pandemia de coronavírus. Os acidentes de avião e helicóptero são frequentes no Paquistão. Em 2016, um avião da PIA pegou fogo e 40 pessoas morreram no acidente.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895