Manifestações na Catalunha bloqueiam fronteira com a França
capa

Manifestações na Catalunha bloqueiam fronteira com a França

Separatistas protestam contra condenação de ex-dirigentes catalães

Por
AFP

Separatistas usaram coquetéis molotov contra balas de borracha da polícia

publicidade

A fronteira terrestre entre Espanha e França está bloqueada nos dois sentidos por manifestantes independentistas catalães, no quinto dia de protestos contra a condenação de nove ex-dirigentes da Catalunha, informou o governo espanhol nesta sexta-feira.

Os manifestantes bloquearam a rodovia AP7 na altura de La Jonquera, perto de Girona, e a estrada nacional NII perto da fronteira, informou o ministério dos Transportes. Barcelona viveu uma nova noite de protestos e confrontos na quinta-feira.

No centro de Barcelona os manifestantes queimaram barricadas e usaram coquetéis molotov, enquanto a polícia usou bala de borracha para dispersar os independentistas. Nesta sexta-feira está prevista uma "greve geral" na Catalunha, que em Barcelona coincidirá com a chegada de cinco marchas procedentes de outras cidades desta região espanhola, e uma grande manifestação às 17h (12h de Brasília).

Na segunda-feira, o Tribunal Supremo espanhol condenou nove ex-dirigentes independentistas a penas de até 13 anos de prisão pelo envolvimento na tentativa de secessão em 2017.