May pede a Merkel e Macron adiamento Brexit na terça
capa

May pede a Merkel e Macron adiamento Brexit na terça

Previsão inicial para separação não foi cumprida por falta de acordo

Por
AFP

Cúpula da União Européia se se reúne na quarta para votar adiamento

publicidade

A chanceler alemã, Angela Merkel, receberá a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta terça-feira para conversar sobre o Brexit antes da cúpula da União Europeia (UE), durante a qual a premiê espera convencer seus sócios a adiarem até 30 de junho o prazo de saída. "A chanceler e a primeira-ministra britânica trocaram pareceres sobre a saída do Reino Unido da UE, assim como sobre a cúpula especial de quarta-feira do Conselho Europeu", disse o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert.

No mesmo dia, May viajará a Paris para uma reunião sobre o mesmo tema com o presidente francês, Emmanuel Macron. "Macron e May terão um encontro de trabalho para preparar o Conselho Europeu extraordinário sobre o Brexit, que se reunirá em Bruxelas em 10 de abril", afirmou a presidência francesa. Após o referendo de 2016, no qual 52% dos britânicos votaram a favor da saída da União Europeia, o Reino Unido deveria ter abandonado o bloco em 29 de março.

Mas após a rejeição do Parlamento britânico ao Tratado de Retirada, assinado por May com 27 outro países em novembro, a UE adiou a data para 12 de abril. Os líderes europeus se reúnem na quarta-feira em Bruxelas, onde May pretende obter um segundo adiamento do Brexit até 30 de junho. Líderes europeus sugeriram uma prorrogação de até 12 meses, mas com a possibilidade de saída do país antes, caso um acordo seja aprovado.