Morre Alexeï Leonov, primeiro homem a fazer uma caminhada no espaço
capa

Morre Alexeï Leonov, primeiro homem a fazer uma caminhada no espaço

O cosmonauta tinha 85 anos

Por
AFP

Alexeï Leonov gesticula em entrevista realizada em 2015

publicidade

O cosmonauta soviético Alexeï Leonov, primeiro homem a realizar uma caminhada no espaço em 1965 e comandante da primeira missão espacial conjunta da URSS e dos Estados Unidos, faleceu nesta sexta-feira aos 85 anos. "Alexeï Leonov faleceu em Moscou às 12h40min (06h40min de Brasília) em decorrência de uma longa doença", informou à AFP sua assistente Natalia Filimonova.

O cosmonauta realizou, a partir da nave Voskhod-2, em 19 de março de 1965, a primeira saída de um homem ao espaço, o que valeu a ele o apelido de "primeiro pedestre espacial". Na ocasião, ele se moveu cautelosamente entre dois e três metros da nave, em uma operação que pareceu muito árdua. Quase cego pelo Sol, apesar de seu capacete dourado, permaneceu firmemente preso por um cabo à nave.

"Veja bem, estou tentando", disse ele, ao sair ao espaço. A operação durou cerca de vinte minutos no total, dez dos quais foram gastos fora da Voskhod. Alexei Leonov também foi comandante na missão Apollo-Soyuz de 1975, a primeira conduzida em conjunto pelos dois rivais da Guerra Fria, a União Soviética e os Estados Unidos, na ocasião imersos em uma corrida espacial.

A missão marcou o início de uma cooperação que dura até hoje. O cosmonauta também era amigo íntimo do primeiro homem no espaço, seu compatriota Yuri Gagarin, que morreu em um acidente de avião, em 27 de março de 1968, perto de Moscou. O funeral de Leonov deve ser realizado em Moscou na terça-feira, informou o Centro de Preparação de Cosmonautas.