"Não é preciso esperar novas vacinas; as que temos são eficazes contra delta", diz Opas

"Não é preciso esperar novas vacinas; as que temos são eficazes contra delta", diz Opas

Diretor-assistente Jarbas Barbosa reforçou a importância das duas doses para garantir a imunização completa contra Covid-19

AE

Opas reforçou a eficácia dos imunizantes já existentes contra a Covid-19

publicidade

Questionado sobre os estudos para novas vacinas contra a Covid-19, o diretor-assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, reforçou a eficácia dos imunizantes já existentes. "Não precisamos esperar novas vacinas", afirmou em coletiva à imprensa nesta quarta-feira, "as vacinas que têm permissão de uso emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS), com os dados que temos, são comprovadamente eficazes contra a variante delta."

O diretor também reforçou a importância de que as pessoas recebam as duas doses do imunizante para garantir a imunização completa. Em relação à aplicação do imunizante em crianças, Barbosa reafirmou a necessidade de que os fabricantes concluam seus estudos sobre eficácia nesse público antes de abrirem uma solicitação de uso emergencial à OMS. A fabricante Sinovac já o fez, enquanto a AstraZeneca, não, exemplifica o diretor.

Diretora da Opas, Carissa Etienne enfatizou a importância de proteger crianças e adolescentes contra a Covid-19 e o risco que correm. "No ano passado, foram registrados mais de 1,5 milhão de casos da Covid-19 entre crianças e adolescentes na região das Américas. Em nove meses deste ano, as infecções atingiram mais de 1,9 milhão de pessoas nessa faixa etária", informou. 

Veja Também


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895