Netanyahu conversa com Biden pela primeira vez

Netanyahu conversa com Biden pela primeira vez

Quase um mês após assumir, presidente norte-americano ainda não havia dialogado com o primeiro-ministro israelense

AFP

"A conversa foi calorosa", disse Netanyahu

publicidade

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela primeira vez desde que o democrata chegou à Casa Branca no mês passado, informou seu gabinete em Jerusalém nesta quarta-feira.

"A conversa foi calorosa, amigável e durou cerca de uma hora", disse Netanyahu no Twitter, especificando que os dois líderes abordaram as questões dos "acordos" de paz no Oriente Médio, a "ameaça iraniana" e a gestão da pandemia da covid-19. Os Estados Unidos são o principal aliado de Israel.

Quase um mês depois de assumir a presidência em 20 de janeiro, Biden ainda não havia dialogado com Netanyahu, o que gerou polêmica na imprensa israelense.

Nikki Haley, que foi embaixadora das Nações Unidas no governo de Donald Trump, acusou o governo Biden de "menosprezar" um "amigo como Israel". Netanyahu descreveu Trump como o "melhor amigo" que Israel teve à frente da primeira potência mundial.

Questionada sobre os motivos pelos quais Biden ainda não havia ligado para o primeiro-ministro israelense, Jen Psaki, porta-voz do Executivo americano, disse esta semana que isso aconteceria "em breve". "Sua primeira ligação com um líder da região será com o primeiro-ministro Netanyahu", havia afirmado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895