Netanyahu e Gantz fecham acordo e Israel terá novo governo de coalizão

Netanyahu e Gantz fecham acordo e Israel terá novo governo de coalizão

Ambos dividirão 3 anos de mandato, com cada um como primeiro-ministro por 18 meses, dando fim a impasse que já durava quase um ano e meio

R7

Acordo dá fim a impasse que já durava quase um ano e meio

publicidade

Os dois principais partidos do Parlamento de Israel, o direitista Likud e a sigla de centro-direita Azul e Branco, chegaram a um acordo que permitirá que o país tenha um novo governo de coalizão após 17 meses de impasse e três eleições nacionais. O acordo foi assinado nesta segunda-feira, pelo atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e Benny Gantz, o líder azul e branco.

De acordo com o jornal Jerusalem Post, o acordo prevê que Netanyahu, que atua como chefe do governo interino desde dezembro de 2018, permanecerá primeiro-ministro por mais 18 meses. Após este período, Gantz assume o posto.

Neste primeiro ano e meio de governo, Gantz atuará como vice-primeiro-ministro. Da mesma forma, no período de governo de Gantz, Netanyahu será o vice.

Nas últimas eleições parlamentares, realizadas em março, o partido Azul e Branco havia conseguido 33 cadeiras, menos do que o Likud. Porém, Gantz conseguiu o apoio de partidos mais à esquerda, da Lista Unida (de maioria árabe) e também dos ultradireitistas. Com isso, recebeu mandato para formação de um governo.

Mas a maioria apertada sobre o Likud indicava novo impasse. Com o acordo, será possível evitar uma quarta eleição.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895