Novo coronavírus deixa turistas brasileiros presos na África do Sul

Novo coronavírus deixa turistas brasileiros presos na África do Sul

Latam Airlines do país reduziu voos em 90%

AFP

Turistas brasileiros estão presos na África do Sul

publicidade

Dezenas de turistas brasileiros na África do Sul não conseguem voltar ao país por causa do caos aéreo provocado pelo novo coronavírus e permanecem em hotéis de Johannesburgo, informou a embaixada brasileira nessa quarta-feira.

A Latam Airlines na África do Sul reduziu seus voos em 90%. O embaixador brasileiro no país africano, Nedilson Jorge, explicou que muitos compatriotas conseguiram pegar um voo da Latam na terça-feira, mas "nem todos puderam embarcar, assim a Latam os deixou em hotéis, à espera do próximo voo"."Estamos tentando saber o número exato de pessoas", acrescentou.

Segundo o consulado brasileiro, o número de turistas que tinham se registrado na embaixada antes do voo de terça era de 350. Gustavo Carneiro, chefe do consulado, explicou que deste total não se sabe quantos conseguiram viajar e quantos foram obrigados a ficar. "Pelo momento, parece que todo mundo tem um bilhete para o próximo voo", indicou.

Ao anunciar em comunicado a redução de suas operações em 16 de março, o CEO da Latam, Roberto Alvo, disse que o fechamento de fronteiras tornou "impossível" a operação de grande parte da rede.

A Latam ressaltou que todos os passageiros com voos nacionais ou internacionais afetados poderão reagendar seus voos até 31 de dezembro de 2020, sem nenhum custo adicional. O próximo voo partindo de Johannesburgo está previsto a segunda-feira, 30 de março, quatro dias depois do confinamento total decretado pelo governo sul-africano, que será controlado pelo Exército. A África do Sul tem mais de 700 casos confirmados do novo coronavírus.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895