Ofensiva turca provoca mais de 60 mil deslocamentos na Síria

Ofensiva turca provoca mais de 60 mil deslocamentos na Síria

Moredores de região bombardeada fugiram das suas casas em direção a Hasakeh

AFP

Mais de 60 mil curdos deixaram suas casas em menos de um dia

publicidade

A ofensiva militar da Turquia no nordeste da Síria deslocou mais de 60 mil pessoas em menos de um dia, afirmou nesta quinta-feira um monitor da guerra na quinta-feira. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) disse que um grande número de moradores das áreas de fronteira de Ras al-Ain, Tal Abyad e Derbasiyeh fugiram de suas casas, principalmente para o leste em direção à cidade de Hasakeh.

A Turquia iniciou na quarta-feira uma operação militar no nordeste da Síria, uma ofensiva que desperta o receio da comunidade internacional e que tem como alvos combatentes curdos considerados por Ancara um grupo terrorista. Regiões próximas à Turquia, especialmente os setores de Tal Abyad e Ras al Ain, foram bombardeadas pela aviação e artilharia turca.

As forças curdas da Síria lutam para conter a ofensiva, aumentando o medo de uma nova crise humanitária. A ação turca provocou protestos internacionais e uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU está programa para esta quinta. Enquanto os ocidentais temem o ressurgimento do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), cuja derrota na Síria se deve em grande parte às forças curdas, o presidente francês Emmanuel Macron pediu à Turquia que "encerre o mais rápido possível" sua ofensiva


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895