OMS alerta para riscos com crianças fora da escola e recomenda medidas

OMS alerta para riscos com crianças fora da escola e recomenda medidas

Entidade apresentou dados sobre casos reportados e efeitos de longo prazo ainda desconhecidos nas pessoas infectadas

AE

OMS pede que seja garantido o ensino à distância, durante o fechamento das escolas

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A Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou entrevista coletiva nesta terça-feira com foco na questão das crianças e adolescentes fora da escola por causa da pandemia da Covid-19. Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lembrou que a entidade, a Unesco e o Unicef publicaram na segunda-feira diretrizes de medidas de saúde para se buscar uma reabertura segura dessas instituições. 

Tedros afirmou que os dados disponíveis mostram que menos de 10% dos casos reportados e menos de 0,2% das mortes são de pessoas com menos de 20 anos, mas também lembrou que há feitos potenciais de longo prazo ainda desconhecidos nas pessoas infectadas. Segundo ele, é importante haver mais pesquisa sobre os fatores que aumentam o risco de casos graves e mortes entre crianças e jovens.

O diretor-geral lembrou que as crianças têm sofrido de outras formas, como em sua alimentação, a perda do aprendizado e riscos como maior exposição ao trabalho infantil e à violência doméstica. Ele pediu que seja garantido o ensino à distância, durante o fechamento das escolas, e também que o tempo de fechamento desses locais seja usado para colocar em vigor medidas para evitar e responder a transmissões na reabertura. 

A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, citou na coletiva o risco de que 11 milhões de garotas não voltem à escola pelo mundo, no contexto atual. A diretora-geral da Unicef, Henrietta Fore, mencionou as dificuldades pelo mundo para o ensino remoto e lembrou que muito tempo fora da escola pode resultar em "impacto grave" para as crianças. 

Fore citou uma projeção segundo a qual mais de 20 milhões de crianças pelo mundo devem abandonar a escola por causa da pandemia e seus impactos, sociais e econômicos. 


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