OMS alerta que África está perto de fracassar em meta de vacinação anticovid

OMS alerta que África está perto de fracassar em meta de vacinação anticovid

Cerca de 21 milhões de doses de vacinas chegaram ao continente em agosto através do mecanismo Covax

AFP

OMS alertou que África pode fracassar na meta global de vacinar 10% dos grupos mais vulneráveis

publicidade

Oito em cada dez países da África podem fracassar na meta global de vacinar 10% dos grupos mais vulneráveis contra a Covid-19 até o final de setembro, alertou a OMS nesta quinta-feira.

Dados compilados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que nove países africanos, incluindo África do Sul, Marrocos e Tunísia, já alcançaram este objetivo; que outros três estão no caminho certo e que dois "podem alcançá-lo se aumentarem a taxa de vacinação".

No entanto, 42 dos 54 países da África podem não ter sucesso "se o ritmo atual de entrega de vacinas e vacinação se manter igual". "O acúmulo de vacinas causou atrasos na África e precisamos urgentemente de mais vacinas", disse Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para a África, em reunião semanal com a imprensa. Ela acrescentou que, à medida que "chegam novas doses, os países africanos têm de aumentar os seus esforços".

Cerca de 21 milhões de doses de vacinas chegaram à África em agosto através do mecanismo Covax, que visa fornecer vacinas aos países mais pobres, segundo a OMS. Valor equivalente ao recebido nos quatro meses anteriores. De acordo com a Organização, o número de casos de Covid-19 diminui ligeiramente na África, mas permanece "muito alto".

Veja Também


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895