ONU convoca reunião urgente do Conselho de Segurança após ataque à usina nuclear ucraniana

ONU convoca reunião urgente do Conselho de Segurança após ataque à usina nuclear ucraniana

Ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, acusou Putin de "brincar com fogo"

AFP

publicidade

Após um pedido do governo britânico, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) convocou uma reunião de emergência para esta sexta-feira para examinar as consequências do ataque da Rússia à maior central nuclear da Ucrânia. A sessão, também solicitada por Estados Unidos, França, Noruega, Irlanda e Albânia, foi convocada pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

"Isso é uma ameaça à segurança e à estabilidade europeias. E precisamos que os responsáveis prestem contas", afirmou a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss.

Após o ataque russo, o ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, acusou Putin de "brincar com fogo (...) sem qualquer lógica ou necessidade". "É incrivelmente perigoso. Não é perigoso apenas para a Ucrânia e os russos, é perigoso para a Europa", acrescentou. O presidente americano Joe Biden pediu à Rússia o "fim das atividades militares na área" da central nuclear.

As tropas russas ocuparam nesta sexta-feira a maior usina nuclear da Ucrânia e da Europa, após um ataque que provocou um incêndio sem consequências nos níveis de radioatividade, mas que deixou o mundo paralisado diante do medo de uma nova catástrofe atômica. O operador ucraniano da usina informou que o incêndio, que atingiu um laboratório e um local de treinamento, foi controlado e não foi detectado vazamento radioativo.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895