ONU irá destinar 15 milhões de dólares para emergências da Indonésia

ONU irá destinar 15 milhões de dólares para emergências da Indonésia

Número de mortos no desastre já ultrapassa 1,4 mil

EFE

De acordo com dados, 66 mil imóveis foram danificados ou destruídos pelo terremoto e posterior tsunami

publicidade

O Escritório de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou nesta quarta-feira que destinará US$ 15 milhões para ajudar nas emergências dos afetados pelo terremoto e posterior tsunami que atingiram a Ilha de Celebes, na Indonésia na última sexta-feira. Conforme dados recentes da organização, 66 mil imóveis e uma quantidade considerável de infraestruturas básicas - como pontes e estradas - ficaram danificadas ou foram destruídas.

O total de pessoas afetadas ainda é desconhecido, e de hora em hora aumenta o número de mortos. De acordo com os dados mais recentes, são mais de 1,4 mil óbitos.

 Indonésia determina enterros em massa após terremoto e tsunami

O subsecretário-geral para Assuntos Humanitários e Coordenador de Socorro e Emergências da ONU, Mark Lowcock, informou que a verba destinada servirá, entre outros, para atender necessidades mais urgentes de mulheres e meninas, "que por experiência ficam particularmente vulneráveis em circunstâncias como esta". O terremoto e o tsunami também afetaram hospitais.

Lowcock destacou, apesar do conhecimento e do preparo das autoridades indonésias para gerir desastres naturais, "em algumas ocasiões, como em qualquer outro país, a ajuda externa também é necessária". Segundo ele, equipes de diferentes agências especializadas da ONU ajudarão o governo a identificar as prioridades e a fornecer auxílio aos milhares de moradores que sofreram com o desastre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895