Otan convoca reunião de extraordinária sobre incidente entre Ucrânia e Rússia

Otan convoca reunião de extraordinária sobre incidente entre Ucrânia e Rússia

Moscou afirmou ter capturado três navios da Marinha Ucraniana

AFP

A Rússia admitiu ter feito uso da força na ação

publicidade

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, convocou uma "reunião extraordinária" com a Ucrânia para a tarde desta segunda-feira em Bruxelas, depois que a Rússia capturou navios ucranianos à força no estreito de Kerch. "A pedido do presidente Poroshenko, o secretário-geral concordou em convocar uma reunião extraordinária da Comissão Otan-Ucrânia ema nível de embaixadores nesta tarde em Bruxelas para examinar a situação atual", disse a Otan em um comunicado.

A Rússia confirmou no domingo ter capturado três navios da Marinha Ucraniana no Estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov, e admitiu ter feito uso da força na ação. O Conselho de Segurança e Defesa ucraniano, reunido em caráter de urgência, propôs na madrugada de segunda-feira ao presidente Petro Poroshenko a reintrodução da lei marcial durante 60 dias.

A decisão precisa ser validade pelo Parlamento ucraniano, que celebrará uma sessão extraordinária na tarde desta segunda-feira, mas o voto a favor da medida não é garantido.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895