Otan pede moderação à Turquia em ofensiva à Curdos

Otan pede moderação à Turquia em ofensiva à Curdos

Secretário-geral reconhece "preocupações legítimas" do país quanto a segurança

AFP

Stoltenberg alertou para que ações não ponham em risco avanços contra EI

publicidade

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, pediu nesta sexta-feira à Turquia que atue com moderação na ofensiva contra uma milícia curda no nordeste da Síria. "Embora a Turquia tenha preocupações legítimas em termos de segurança, esperamos que atue com moderação", disse Stoltenberg em Istambul, em uma entrevista coletiva ao lado do ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.

"Conversei com ele (Cavusoglu) sobre minha grande preocupação com a operação e os riscos de desestabilização da região", completou. O secretário-geral da Otan destacou ainda que os avanços registrados na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) "não devem ser colocados em perigo".

"Os prisioneiros do Daesh (acrônimo em árabe do Estado Islâmico) não podem fugir", insistiu. A Turquia, país membro da Otan, executa desde quarta-feira uma operação militar na Síria contra uma milícia curda que considera "um grupo terrorista", mas que ajudou a comunidade internacional na luta contra o Estado Islâmico. "Esperamos que nossos aliados demonstrem solidariedade (...) Afirmar que compreendem nossas inquietações legítimas não basta", respondeu Cavusoglu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895