Mundo

Palavras de ordem se misturam à tristeza nas ruas da Venezuela

Manifestantes colocam fogo em acampamento de estudantes que exigiam clareza nas notícias sobre Chávez

Palavras de ordem se misturam à tristeza nas ruas da Venezuela
Palavras de ordem se misturam à tristeza nas ruas da Venezuela Foto : Juan Barreto / AFP / CP
O clima de tristeza predomina nas principais cidades da Venezuela após a confirmação da morte do presidente Hugo Chávez, nesta terça-feira. Simpatizantes e correligionários choram, reúnem-se em manifestações nas ruas e repetem palavras de ordem. Por todos os lados chavistas gritam: “Todos somos Chávez", “Ele segue vivo” e “Temos pátria”.

"Para mim, ele foi com uma pessoa da família e continuará sendo assim. Os políticos de todos os locais devem aprender a dar esse amor que ele nos deu”, afirmou Gregoria Jiménez. O clima de luto e pesar pode ser visto nas principais ruas de Caracas. Pessoas circulam com bandeiras vermelhas, um dos símbolos do governo chavista, e cartazes com fotografías do presidente, assim como alguns vestem camisas do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), legenda de Chávez, ou estampadas com o rosto do líder.

Em frente ao Hospital Militar Doutor Carlos Arvelo de Caracas, houve uma concentração de simpatizantes. No local, Chávez esteve internado nos últimos dias em tratamento para o combate a um câncer na região pélvica. Há quase dois anos, ele lutava contra a doença.

Manifestantes colocam fogo em acampamento de opositores


Após o anúncio da morte, supostos apoiadores de Chávez atearam fogo no acampamento de estudantes que protestavam contra a falta de informação. O grupo tinha se acorrentado em Caracas para exigir mais clareza nas condições de saúde do político divulgadas pela imprensa oficial.

De acordo com a polícia, o grupo não foi agredido, mas saiu correndo após o anúncio da morte por câncer do presidente. Logo depois, outros manifestantes incendiaram as barracas e roupas dos estudantes. A doença de Chávez era motivo de muita especulação e discórdia. O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou nesta terça-feira as Forças Armadas e a polícia para garantir a paz

Na Venezuela, a oposição questionava as informações divulgadas pelo governo sobre a saúde do presidente. As primeiras imagens de Chávez após a cirurgia de dezembro só foram divulgadas em 15 de fevereiro, com o presidente cercado por duas de suas filhas no hospital em Havana. No dia 18, ele voltou a usar o Twitter para anunciar que havia retornado à Venezuela.




Bookmark and Share