Para reduzir emissão de carbono, Madri cria linhas gratuitas de ônibus

Para reduzir emissão de carbono, Madri cria linhas gratuitas de ônibus

Capital da Espanha anunciou conjunto de medidas para melhorar a qualidade do ar nos próximos anos

Tiago Medina

Para cumprir os objetivos, serão investidos 50 milhões de euros até 2023

publicidade

A prefeitura de Madri anunciou nesta segunda-feira a criação de duas linhas de ônibus gratuitas para os passageiros. Elas circularão no centro da cidade e têm por objetivo ajudar a reduzir a emissão de carbono. As linhas fazem parte de um pacote de medidas anunciadas dentro da estratégia para cumprir os objetivos de qualidade do ar da União Europeia, o Madrid 360. Para alcançar objetivos traçados, serão investidos 50 milhões de euros até 2023.

A Linha Zero e a Linha Zero Um circularão nos quatro eixos do centro: entre a São Bernardo e a Portal de Toledo e ao longo de toda a Gran Vía, uma das avenidas mais movimentadas da capital espanhola. Haverá, também a renovação de todos os ônibus que circulam na cidade, o que, conforme a prefeitura, irá multiplicar por dez o número de veículos elétricos. Atualmente, dos 2 mil veículos que a empresa pública possui, apenas 68 são elétricos.

Dentre outras medidas para reduzir a emissão de carbono, estão a criação de um “novo pulmão” de Madri, o Bosque Metropolitano, com a plantação de 100 mil árvores em uma área de 600 hectares. A circulação de carros particulares na área central também será mais restringida a partir de janeiro do ano que vem, com novas ações de incentivo ao desuso de veículos particulares nos anos seguintes.

Outra aposta para melhorar a qualidade do ar é nas bicicletas. A prefeitura quer expandir o BiciMAD, sistema de aluguel de bicicletas madrilenho, além de construir mais ciclovias e via exclusivas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895