Paraguai anuncia adiamento de aulas presenciais até dezembro

Paraguai anuncia adiamento de aulas presenciais até dezembro

Presidente do país pediu colaboração de pais e professores com a medida de prevenção à Covid-19

AFP

Presidente do Paraguai suspende aulas presenciais no país até dezembro

publicidade

As aulas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino do Paraguai ficarão suspensas até dezembro, como medida preventiva pela pandemia da Covid-19 - anunciou o presidente Mario Abdo Benítez, nesta segunda-feira.

"Sabemos que é uma decisão sem precedentes. Peço a colaboração de pais, mães e professores", declarou Benítez à imprensa."Uma capacidade diferente será construída, usando a tecnologia", acrescentou Abdo, ressaltando que as autoridades educacionais vão trabalhar no desenvolvimento de aulas virtuais.

O Paraguai começará a abandonar a quarentena obrigatória, gradualmente, a partir de 4 de maio. Até o momento, estão autorizados a funcionar apenas supermercados, farmácias, bancos e empresas financeiras. O confinamento atual está em vigor desde 10 de março, data em que a atividade escolar também foi suspensa.

Com uma população de pouco mais de 7 milhões de habitantes, o país sul-americano registrou, até domingo, 228 casos de Covid-19, nove óbitos e 93 pacientes recuperados da doença. Com isso, está entre os menos afetados da região.

Segundo o governo, os menores não são um grupo particularmente vulnerável ao coronavírus, mas o volume de pessoas que circulam nas comunidades educacionais é um fator de disseminação. 

O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, apontou ainda a proximidade do inverno, época em que a circulação de vírus respiratórios que geram estresse no sistema de saúde é normalmente registrada."Isso envolverá aumento de risco no contexto da epidemia", enfatizou.

"Apesar de ser um grupo teoricamente menos vulnerável, as crianças ainda podem ser infectadas, e isso é um risco, especialmente para aqueles que têm uma doença prévia", explicou.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895