Paraguai está em alerta devido aumento de casos de dengue
capa

Paraguai está em alerta devido aumento de casos de dengue

Assunção já declarou emergência ambiental e sanitária

Por
Correio do Povo

Funcionário atravessam rua durante ação de fumegação em San Lorenzo, Paraguai

publicidade

Depois que as autoridades de Assunção, capital do Paraguai declararam emergência ambiental e sanitária nesta semana, as autoridades do País estão em alerta máximo em decorrência do aumento do número de notificações. Pelo menos quatro pessoas morreram devido complicações da enfermidade somente neste ano, conforme a TV Telesur.

O diretor de Vigilância Sanitária do Paraguai, Guillermo Sequera, informou nessa sexta-feira sobre as notificações de dengue. "Nesta semana, excedemos 14 mil notificações semanais, estamos excedendo os dados históricos dos últimos 10 anos", afirmou em entrevista coletiva.

O país vizinho, conforme destacou a TV paraguaia, passa por um recorde em relação a todas as epidemias pelas quais o país passou, principalmente as registradas em 2013 e 2016.

Sequera ainda informou que havia 2,6 mil notificações somente em Assunção durante a última semana, enquanto outras 8 mil paciente possivelmente infectados foram relatados no Departamento Central, a oeste do país.

Além das quatro mortes por dengue registradas em 2020, 2,2 mil casos da doença já foram confirmados através de exames laboratoriais. “Estamos em meio a uma epidemia de dengue muito importante no momento. Isso não é uma ameaça, é uma luta com força total hoje ”, afirmou o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni.