Parlamento britânico voltará a debater acordo do Brexit nesta sexta
capa

Parlamento britânico voltará a debater acordo do Brexit nesta sexta

Texto negociado pela primeira-ministra Theresa May já foi rejeitado duas vezes

Por
AFP

Reino Unido tem expectativa de que haja uma nova votação sobre o Brexit

publicidade

Os deputados britânicos voltarão a debater, nesta sexta-feira, o acordo do Brexit negociado pela primeira-ministra Theresa May, que já foi rejeitado duas vezes - anunciou o governo nesta quinta, com a esperança de que isso leve a uma terceira votação. "Amanhã, sexta-feira, 29 de março, haverá um debate sobre uma moção relativa à saída do Reino Unido da União Europeia", anunciou a representante do Executivo no Parlamento, Andrea Leadsom.

• May pode deixar o cargo antes da "próxima fase de negociação" do Brexit

A expectativa agora é se o presidente da Câmara dos Comuns, o controverso John Bercow, aceita a realização de uma terceira votação, após ter dito, na semana passada, que o Parlamento não podia voltar a examinar uma proposta "sem alterações" durante a mesma sessão parlamentar. "Reconhecemos que qualquer moção apresentada amanhã (sexta) deverá ser conforme as decisões do presidente", afirmou Leadsom.

Após combinar com Londres um curto adiamento da data do Brexit, inicialmente prevista para esta sexta, a UE advertiu que o Reino Unido deve adotar o Tratado de Retirada esta semana, caso deseje obter uma prorrogação do Brexit até 22 de maio. Do contrário, deverá apresentar um plano B antes de 12 de abril, ou terá de lidar com um Brexit sem acordo.

Nesta quinta-feira, May prometeu a seus deputados renunciar depois que o país deixar a UE, na tentativa de convencer os rebeldes eurocéticos de seu Partido Conservador a adotarem o texto.