Parlamento britânico votará acordo sobre o Brexit em 11 de dezembro

Parlamento britânico votará acordo sobre o Brexit em 11 de dezembro

Decisão histórica foi aprovada pela União Europeia nesse domingo

AFP

Primeira-ministra Theresa May durante debate no Parlamento britânico

publicidade

O Parlamento britânico se pronunciará em 11 de dezembro sobre o acordo de saída da União Europeia (UE) concluído com Bruxelas, anunciou nesta segunda-feira a primeira-ministra conservadora, Theresa May, ante a Câmara dos deputados.

A Câmara dos Comuns "terá que decidir se deseja ou não que respondamos ao voto do povo britânico", que decidiu pelo Brexit, declarou May em um debate no Parlamento, onde tentou convencer os deputados a apoiarem o seu acordo, recebido com grande ceticismo.

• Principais pontos do acordo do Brexit: Irlanda, cidadãos, transição

A União Europeia aprovou nesse domingo um histórico acordo de divórcio de 585 páginas, 185 artigos e três protocolos com o Reino Unido, processo inédito que ainda precisa ser ratificado pela Eurocâmara e o Parlamento britânico, onde May não tem maioria e enfrenta uma dura oposição.

O documento adotado pelos líderes europeus inclui os termos da saída do Reino Unido do bloco, prevista para 29 de março de 2019. Estes incluem questões como os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e vice-versa, a conta de 39 bilhões de libras que Londres deve pagar e a solução para evitar uma fronteira com vigilância policial na ilha da Irlanda.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895