Pedra rúnica foi erguida por vikings para evitar uma mudança climática, aponta estudo
capa

Pedra rúnica foi erguida por vikings para evitar uma mudança climática, aponta estudo

Interpretação contraria que inscrições foram registradas em alusão ao imperador Teodorico, o Grande

Por
AFP

A pedra de Rök, feita pelos vikings, pode ter sido erguida para pedir o fim de uma crise climática

publicidade

A pedra de Rök, um bloco de granito que os vikings inscreveram o texto rúnico mais longo conhecido no século IX, pode ter sido erguida para pedir o fim de uma crise climática, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela universidade sueca de Uppsala. A rocha de granito fica perto do Lago Vättern, no sul da Suécia, e possui mais de 700 runas perfeitamente legíveis em seus cinco lados.

Ao contrário dos linguistas e arqueólogos que afirmam que as inscrições registradas fazem alusão ao imperador Teodorico, o Grande, rei dos ostrogodos, essa nova interpretação sustenta que "a inscrição reflete a angústia causada pela morte de um filho e o medo de uma nova crise climática semelhante à catástrofe que ocorreu após 536 a.C. Segundo os pesquisadores, o texto se refere a uma batalha heroica que descreve "o conflito entre luz e escuridão, calor e frio, vida e morte".

O estudo assume que a pedra foi gravada após uma mudança climática que causou temperaturas muito baixas, perda de colheitas, fome e extinções em massa. "Antes da pedra de Rök ser erguida, uma série de eventos estranhos aconteceu", recordou o arqueólogo Bo Gräslund em um comunicado à imprensa.

"Uma poderosa tempestade solar queimou o céu com espetaculares cores vermelhas, as plantações sofreram um verão extremamente frio e um eclipse solar ocorreu pouco antes do amanhecer", disse o arqueólogo, acrescentando que esses fenômenos provavelmente foram interpretados pelos vikings como a chegada do que é conhecido na mitologia nórdica como "Fimbulvetr", um inverno que dura três anos. Segundo os pesquisadores, essa nova leitura da pedra Rök coincide com as narrativas históricas e mitológicas de outros textos escritos pelos vikings.