Pelosi é reeleita presidente da Câmara dos Representantes e recebe elogios de Biden

Pelosi é reeleita presidente da Câmara dos Representantes e recebe elogios de Biden

Presidente eleito parabenizou a correligionária e a chamou de "uma das parlamentares mais eficazes e talentosas da história da nação"

AFP

Apesar do resultado, ela não recebeu todos os votos dos integrantes do partido

publicidade

A democrata Nancy Pelosi foi reeleita presidente da Câmara dos Representantes no domingo, na primeira sessão de trabalho do 117º Congresso americano. Aos 80 anos, a hábil estrategista e opositora ferrenha do presidente Donald Trump continuará à frente da Casa nos próximos dois anos, apesar da reticência de vozes democratas situadas mais à esquerda. A representante da Califórnia venceu por 216 votos a 209 o rival republicano Kevin McCarthy. Todos os republicanos presentes votaram neste último, enquanto cinco democratas não deram seu voto à integrante do partido, que terá o apoio de uma pequena maioria na câmara, reduzida após as eleições de novembro.

A câmara baixa possui 435 cadeiras, mas alguns deputados eleitos estão em quarentena e a corrida pelo representante de Nova York ainda será decidida. As cadeiras foram renovadas ao mesmo tempo em que ocorreram as eleições presidenciais de 3 de novembro. A definição da maioria no Senado ainda depende de duas eleições parciais na Geórgia, que decidirão o equilíbrio de poder em Washington no começo do mandato de Joe Biden.

Em uma vitória política antes mesmo de sua posse, o presidente eleito dos Estados Unidos cumprimentou sua correligionária nesta segunda. "Vamos nos reunir para derrotar a pandemia em curso, enfrentar a ameaça da mudança climática, incutir maior equidade e justiça em nossa sociedade e reconstruir nossa economia melhor do que antes. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com a presidente da Câmara", disse Biden em nota enviada à imprensa.

No comunicado, o presidente eleito, que toma posse no próximo dia 20, chamou de Pelosi de "uma das parlamentares mais eficazes e talentosas da história da nação".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895