Peru comemora 200 anos de independência sem definir presidente

Peru comemora 200 anos de independência sem definir presidente

Evento em teatro de Lima comemorou a assinatura do tratado de independência, enquanto país aguarda resultado da eleição

AFP

Evento no Teatro Municipal de Lima comemorou assinatura da ata de independência do Peru

publicidade

O Peru comemorou nesta quinta-feira os 200 anos da assinatura da ata de sua independência da Espanha, em uma cerimônia marcada por incertezas, uma vez que o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais, realizado em 6 de junho, ainda não foi declarado.

A comemoração aconteceu no Teatro Municipal de Lima, sob estritas restrições sanitárias, na presença do presidente interino peruano, Francisco Sagasti, do prefeito de Lima, Jorge Muñoz, e de outras autoridades. Uma ausência notável foi a do desconhecido novo presidente, previsto para assumir o cargo no próximo dia 28.

A corte eleitoral segue analisando as contestações apresentadas pela candidata de direita, Keiko Fujimori, contra o resultado das urnas, que deu a vitória ao esquerdista Pedro Castillo. "Estamos a exatos 200 anos da abertura da Ata da Independência, a qual tentamos resgatar, no sentido de dar à mesma um novo ímpeto", declarou Sagasti na cerimônia.

O prefeito Muñoz evocou a vontade unitária dos signatários de dois séculos atrás para apelar por união no momento atual, de polarização política. “A unidade irá nos conduzir à solução dos problemas", afirmou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895