Pesquisa testa dividir ventiladores pulmonares e tem bons resultados

Pesquisa testa dividir ventiladores pulmonares e tem bons resultados

Estudo feito por australianos dá esperança em meio à falta do equipamento em hospitais

R7

Ventiladores pulmonares são usados no tratamento de pacientes com Covid-19 em hospitais

publicidade

Um grupo de pesquisadores australianos deu um grande passo em meio ao problema de falta de ventiladores pulmonares, usados no tratamento de pacientes com Covid-19, em hospitais.

Pela primeira vez, os cientistas testaram, em ambiente de simulação, o potencial de um equipamento ventilar os pulmões de mais de uma pessoa. Os resultados conquistados foram motivadores.

O estudo foi liderado pelo Dr. Alexander Clarke, do Departamento de Anestesia do Royal Women's Hospital, em Melbourne, e pelo Dr. Shaun Gregory, do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade Monash e publicado na revista internacional Anesthesia. Apesar do otimismo, os profissionais destacam que a eficácia da divisão de ventiladores ainda não pode ser garantida.

"A prática não é regulamentada e ainda está sendo testada. Mas, como a pandemia do Covid-19 continua crescendo, alguns países, como os Estados Unidos, podem considerar a divisão do ventilador por motivos de compaixão", afirmou Clarke, que também disse que os órgãos sanitários dos Estados Unidos aprovaram uma autorização de uso emergencial para a divisão de ventiladores.

"Embora a divisão de ventiladores seja uma opção válida, concordamos que, analisando friamente, é uma solução que precisa ser avaliada com cuidado, pois pode causar mais danos do que benefícios", disse o pesquisador.

A pesquisa dos australianos dá esperança no cenário atual da pandemia, já que diversos países do mundo vêm sofrendo com o déficit do equipamento.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895