Pneumonia de vírus da família do SRAS faz segunda vítima fatal na China
capa

Pneumonia de vírus da família do SRAS faz segunda vítima fatal na China

Doença misteriosa foi identificada em 41 pessoas

Por
AFP

Temores de epidemia geraram isolamento de mercado em Wuhan

publicidade

A misteriosa pneumonia que surgiu no centro de China, cujo vírus pertence a mesma família da SRAS, causou sua segunda vítima fatal, anunciaram nesta quinta-feira as autoridades de saúde. Um homem de 69 anos faleceu na quarta-feira em Wuhan, onde se detectou a doença, no mês passado.

A doença faz temer o reaparecimento de um vírus da mesma família daquele causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAS), que matou cerca de 650 pessoas na China continental e em Hong Kong no intervalo entre 2002-2003. Ao menos 41 pessoas contraíram a misteriosa pneumonia, incluindo 12 que já receberam alta e cinco que se encontram em estado grave.

O homem que faleceu nesta quinta ficou doente no dia 31 de dezembro e seu estado piorou cinco dias depois, com uma tuberculose pulmonar e falência múltiplas dos órgãos. Além da China, foram registrados dois casos da misteriosa pneumonia na Tailândia e um no Japão. Segundo as autoridades de Wuhan, um mercado de mariscos - fechado desde 1º de janeiro - foi o foco inicial da doença. Não está confirmado o contágio do vírus de humano para humano, mas os especialistas não descartam tal possibilidade.