Polícia de Bangladesh interroga esposa de suspeito de atentado de Nova York

Polícia de Bangladesh interroga esposa de suspeito de atentado de Nova York

Akayed Ullah é suspeito de explodir parcialmente uma bomba de fabricação caseira no metrô de Manhattan

AFP

Akayed Ullah é suspeito de explodir parcialmente uma bomba de fabricação caseira no metrô de Manhattan

publicidade

Agentes do serviço de contra-terroristas de Bangladesh interrogaram nesta terça-feira a esposa de Akayed Ullah, o homem de 27 anos originário deste país asiático suspeito de explodir uma bomba no metrô de Nova York. Ullah é suspeito de explodir parcialmente uma bomba de fabricação caseira na segunda-feira em Manhattan. A deflagração causou queimaduras e feridas em seu abdômen.

As autoridades de Bangladesh acreditam que ele visitou sua família em Dacca, em setembro, depois que seu primeiro filho nasceu. "Estamos tentando saber como ele se radicalizou e se teve cúmplices", indicou Saiful Islam, oficial de combate ao terrorismo. Ele também indicou que sua esposa de 25 anos, Jannatul Ferdus Piya, foi interrogada, assim como seu pai, embora nenhum deles seja considerado suspeito.

Ullah não era conhecido pelas forças de segurança de Bangladesh, segundo informou a polícia nesta terça-feira.
As autoridades de seu país de origem tentam determinar se ele se radicalizou neste pobre país do sul da Ásia - que sofreu ataques jihadistas nos últimos anos - embora não tenham encontrado elementos nesse sentido. "Até agora, seu nome não está na nossa longa lista de pessoas radicalizadas ou membros de grupos terroristas, em Bangladesh ou no exterior", disse Sanwar Hossain, chefe de contraterrorismo.

O autor do ataque também não tem antecedentes criminais em seu país. Uma amiga da família de Ullah disse que o suspeito se casou há dois anos, mas não levou sua esposa para os Estados Unidos.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895