Presidente da Ucrânia comemora atrapalhar "planos desleais" da invasão russa

Presidente da Ucrânia comemora atrapalhar "planos desleais" da invasão russa

Zelenski elogiou resistência heroica nos últimos sete dias

AFP

Mandatário também citou coperação de outros países

publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, comemorou na noite desta quarta-feira ter atrapalhado os "planos desleais" da invasão da Rússia em seu país e elogiou a resistência "heroica" de sua população. As nações inimigas vivem a expectativa de novas conversas por um cessar-fogo, nesta quinta-feira.

"Somos uma nação que quebrou os planos do inimigo em uma semana. Planos escritos há anos: pérfidos, cheios de ódio ao nosso país, nosso povo", afirmou Zelenski em um vídeo postado no Telegram.

O presidente ucraniano afirmou "admirar sinceramente os habitantes heroicos" das cidades que resistem ao avanço das forças russas há sete dias. Zelenski também disse que quase 9 mil soldados russos morreram em uma semana, um número impossível de ser verificado de imediato e que Moscou rejeita. O primeiro balanço do exército russo, divulgado nesta quarta-feira, cita 498 soldados mortos e 1.597 feridos.

No Twitter, o presidente da Ucrânia afirmou ter conversado por telefone com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para agradecer as sanções que o Canadá impôs contra Moscou.

Zelenski também declarou ter falado com o presidente do Cazaquistão, Masym Jomart Tokayev, uma aliado de Moscou, e terem concordado em "cooperar em questões humanitárias".

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895