Presidente deposto do Sudão é transferido para prisão em Cartum

Presidente deposto do Sudão é transferido para prisão em Cartum

Omar al Bashir passou 30 anos no poder e foi deposto por militares na semana passada

AFP

Omar al Bashir passou 30 anos no poder do Sudão antes de ser deposto

publicidade

O ex-presidente do Sudão Omar al Bashir foi transferido durante a noite para uma prisão de Cartum, informou um parente do chefe de Estado deposto pelos militares em 11 de abril, após meses de protestos. "Bashir foi transferido na noite passada (terça-feira) para a prisão Kober de Cartum", afirmou a fonte, que pediu anonimato por razões de segurança. Bashir, 75 anos, estava detido pelos militares em um local não revelado desde sua prisão após o golpe que resultou em sua destituição. 

De acordo com testemunhas, soldados e grupos paramilitares estavam presentes nesta quarta-feira nas proximidades da prisão da zona Norte de Cartum. Os manifestantes sudaneses, mobilizados desde dezembro de 2018 contra o regime, exigem o julgamento do ex-presidente, que passou 30 anos no poder. Uganda informou na terça-feira que, em caso de solicitação, poderia analisar um pedido de asilo de Bashir. 

No sábado, o general Abdel Fatah Buhran, que comando o Conselho Militar de transição no Sudão, prometeu "eliminar as raízes" do regime de Omar al Bashir. Entre os 10 membros do Conselho Militar há pessoas influentes no regime de Bashir. O organismo de transição informou que não extraditará Bashir, que é objeto de pedidos de prisão do Tribunal Penal Internacional, mas na segunda-feira o general Jalaludin Sheikh afirmou que a decisão deve ser tomada por "um governo eleito e não pelo Conselho Militar"


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895