Primeira sonda lunar israelense entra na órbita da lua

Primeira sonda lunar israelense entra na órbita da lua

Denominada Beresheet, a sonda foi lançada em fevereiro

AFP

A equipe da SpaceIL comemorou em seu Twitter quando a sonda entrou na órbita da lua

publicidade

A primeira sonda israelense com destino à Lua, enviada ao espaço em fevereiro, efetuou nesta quinta-feira a manobra decisiva para entrar na órbita lunar, anunciaram os responsáveis da missão. A manobra foi transmitida ao vivo do centro de controle em Yehud (centro de Israel).

"É um momento histórico", celebrou Morris Kahn, presidente da SpaceIL, organização privada que desenvolveu a sonda em associação com a sociedade aeroespacial Israeli Aerospace Industries (IAI), uma das maiores empresas de defesa israelenses. "Após seis semanas no espaço, passamos a um novo nível crítico com a sonda que penetra na órbita lunar", declarou o diretor da SpaceIL, Ido Antebi.

A SpaceIL, em seu facebook, publicou o seguinte: "Duas semanas para aterrar! Momentos antes da chegada à lua, você está convidado a acompanhá-lo todo o caminho para o pouso histórico! Atualizações em tempo real no site: http://live.spaceil.com/."

Denominada Bereshit (Gênesis, em hebreu), a sonda foi lançada na noite de quinta-feira, 21 de fevereiro, da base americana de Cabo Canaveral, na Flórida. O aparelho de 585 quilos foi enviado ao espaço com um foguete Falcon 9 da firma americana SpaceX, que pertence ao empresário Elon Musk.

A sonda efetuou várias órbitas elípticas ao redor da Terra, aproveitando a atração gravitacional para ir tomando velocidade lentamente e sem gasto de combustível, antes de dirigir-se à Lua, onde chegará em 11 de abril. "Em uma semana, entraremos para a história com o pouso previsto na Lua", acrescentou Kahn.

Enquanto passava pela Terra, nesta segunda-feira, a sonda lunar capturou uma foto em sua última volta ao redor dela e publicou em seu twitter. "Ontem, #Beresheet passou #Terra pela última vez a cerca de 1, 700 km de distância. A equipe conseguiu tirar foto rara da Terra a partir de cerca de 16, 000 KM. Na foto: a Península Arábica & sudeste da África. Ontem nuvens cobriram  #Israel. #IsraelToTheMoon (IsraelParaOMundo)".

Até agora somente a Rússia, os Estados Unidos e a China enviaram aparelhos à Lua, que está a 384.000 km de distância média da Terra. Cerca de 50 anos depois dos primeiros passos do homem na Lua, o satélite, abandonado por um tempo pela exploração espacial, volta a suscitar interesse. Em janeiro, a China aterrissou no lado escuro da Lua. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895