Primeiros combates entre as forças do regime sírio e da Turquia no norte da Síria

Primeiros combates entre as forças do regime sírio e da Turquia no norte da Síria

Estes são primeiros embates desde o lançamento, no começo de outubro, de uma ofensiva turca na zona da fronteira

AFP

"Combates com metralhadoras" e tiros de artilharia ocorreram na parte desta manhã

publicidade

"Violentos combates" estão sendo travados nesta terça-feira no norte da Síria entre as forças do regime de Damasco e as da Turquia, pela primeira vez desde o lançamento em 9 de outubro de uma ofensiva turca na zona de fronteira, informou uma ONG. Tiros de artilharia das forças de Ancara visaram tropas do regime sírio e "combates com metralhadoras" ocorreram na parte da manhã nos arredores do vilarejo de Al-Assadiya, perto da fronteira sírio-turca, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Estes são os "primeiros combates" entre os dois lados desde o lançamento da ofensiva de Ancara para expulsar da região as forças curdas, de acordo com o OSDH. Essa ofensiva forçou as forças curdas a iniciar uma aproximação com o regime de Bashar al-Assad, ele próprio apoiado em terra pela Rússia. Os últimos acontecimentos beneficiaram muito Assad, que conseguiu enviar tropas para partes do norte que lhe escapavam ao controle há anos. Agora elas se encontram perto dos soldados turcos.

Nas últimas semanas, confrontos esporádicos ocorreram entre as forças do regime e ex-rebeldes sírios que participam da ofensiva de Ancara. Esses homens treinados e financiados pela Turquia são ex-rebeldes que antes se concentravam na luta contra Assad. Oficialmente, a ofensiva de Ancara está paralisada desde um acordo entre a Rússia e a Turquia em 22 de outubro, embora combates esporádicos tenham sido relatados na cidade fronteiriça de Ras al-Ain.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895