Protesto contra premier reúne 250 mil na República Tcheca

Protesto contra premier reúne 250 mil na República Tcheca

Acusações de corrupção geram instabilidade no governo de Andrej Babis

AFP

publicidade

Cerca de 250 mil tchecos, segundo dados oficiais, se manifestaram neste sábado em Praga para exigir a renúncia do milionário premiê, Andrej Babis, acusado de corrupção, na véspera do 30º aniversário da Revolução de Veludo, que derrubou o comunismo na antiga Tchecoslováquia. Os manifestantes levavam bandeiras e cartazes pedindo para Babis renunciar. O ministro do Interior, Jan Hamacek, citado pela agência CTK, informou que eram cerca de 250 mil pessoas reunidas no parque Letna, no centro de Praga.

Um ex-comunista, o populista Babis enfrenta uma série de acusações de corrupção e uma investigação da Comissão Europeia sobre um possível conflito de interesses em torno de sua holding Agrofert, que reúne diversas atividades nas suas vastas explorações agrícolas, na imprensa e no setor químico. O presidente nega as acusações, e seu partido segue à frente nas pesquisas, com apoio de cerca de 30% da população.

Os moradores de uma casa com vista para o local da manifestação abriram uma faixa em que está escrito: "A verdade e o amor devem prevalecer sobre mentiras e ódio", lema do ex-presidente tcheco Vaclav Havel. Kristyna Kovarova, estudante de 20 anos, da cidade de Malenice, no sul do país, disse que ela "veio batalhar pela democracia". "Acho que a democracia está em risco porque diversas pessoas tentam modificá-la e impor suas próprias regras. Isso não é justo", afirmou. "Eu realmente não gosto das mentiras de nosso primeiro-ministro", declarou Josef Plandor, vindo de Zasova, no leste da República Tcheca.

"Seu enorme conflito de interesses, suas mentiras, suas fraudes, é demais. Não é um homem honesto", insistiu o guarda florestal de 43 anos. De origem eslovaca o chefe de governo de 65 anos foi acusado, no ano passado, em um caso de suposta fraude com subsídios europeus no valor de 2 milhões de euros para seu complexo hoteleiro perto de Praga, mas o escritório do promotor de Praga abandonou as acusações em setembro. Babis, a quinta maior fortuna tcheca de acordo com a Forbes, lidera o movimento populista ANO, de centro, que governa em coalizão minoritária com os social-democratas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895