Protestos na Catalunha terminam com 51 detidos

Protestos na Catalunha terminam com 51 detidos

Manifestação reuniu um total de 40 mil pessoas em Barcelona

AFP

Ruas amanheceram fechadas em consequência da destruição

publicidade

Cinquenta e uma pessoas foram detidas em diversas áreas da Catalunha na madrugada desta quarta-feira durante protestos contra a condenação de nove líderes separatistas, anunciou o governo da Espanha. De acordo com o ministério do Interior, 29 pessoas foram detidas na província de Barcelona, 14 em Tarragona e oito em Lleida.

Além disso, 54 policiais regionais e 18 policiais nacionais ficaram feridos. Alguns deles sofreram fraturas, de acordo com o ministério. O centro de Barcelona foi cenário de uma batalha campal entre a polícia e independentistas. Várias ruas foram bloqueadas por barricadas em chamas e algumas amanheceram fechadas em consequência da destruição.

No total, 40 mil pessoas participaram na manifestação de Barcelona antes dos confrontos entre centenas de manifestantes, alguns deles com os rostos cobertos, e policiais, que tentaram dispersar a multidão à força. Também foram registrados confrontos nas cidades de Girona, Tarragona e Lleida, onde foram organizadas concentrações diante das respectivas sedes das delegações do governo espanhol.

Após quatro meses de julgamento e outros quatro de deliberação, os juízes do Tribunal Supremo condenaram na segunda-feira, por sedição, nove dos 12 líderes catalães processados a penas de entre nove e 13 anos de prisão. Os protestos devem prosseguir nesta quarta-feira e uma greve geral foi convocada para sexta-feira na Catalunha.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895