Putin anuncia operação militar no leste da Ucrânia

Putin anuncia operação militar no leste da Ucrânia

Presidente da Rússia afirma que vizinhos "cruzaram linha vermelha"

Correio do Povo

Putin afirma que missão é para "proteger" locais na fronteira

publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou na madrugada desta quinta-feira (horário local) que autorizou uma operação militar no leste da Ucrânia. Ele salientou, em pronunciamento de TV, que "cruzaram uma linha vermelha". Ao mesmo tempo, o Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, pedia para que o mandatário "desse uma chance à paz".

"Presidente Putin, pare suas tropas", relatou. "Eu digo isso do fundo do meu coração. Muita gente já morreu", acrescentou Guterres.

Putin classificou a ação militar de "operação especial para proteger Donbas". Ele manteve a retórica de que não está invadindo a Ucrânia, mas protegendo territórios separatistas de supostos ataques dos ucranianos.

Mais cedo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, rejeitou as alegações de Moscou de que seu país é uma ameaça à Rússia e alertou que uma invasão poderia resultar em dezenas de milhares de mortes.

Durante um discurso em vídeo transmitido na madrugada de quinta-feira na Ucrânia, Zelensky disse: "O povo da Ucrânia e o governo da Ucrânia querem a paz. Mas se estivermos sob ataque que coloque em risco nossa liberdade e a vida de nosso povo, nos defenderemos".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895