Quarentena deve se estender até 1º de maio na Itália

Quarentena deve se estender até 1º de maio na Itália

Chefe da Proteção Civil, Angelo Borrelli prevê "muitas semanas" em casa

Correio do Povo

País está em confinamento total desde 9 de março

publicidade

O chefe da Proteção Civil da Itália indicou que a quarentena no país pode se estender até o primeiro dia do mês de maio para conter a disseminação do novo coronavírus. “Teremos que ficar em casa por muitas semanas", disse nesta sexta-feira Angelo Borrelli, que reiterou a necessidade de ter "comportamento extremamente rigoroso", em entrevista à "Rádio Anch'io", da Rai Radio 1. “A Covid-19 mudará nossa abordagem aos contatos humanos e interpessoais, teremos que manter distância" por algum tempo”, completou.

Borrelli comentou que o número de curados e de casos positivos aumenta, enquanto e mortos diminui significativamente em comparação com os últimos dias. “Estamos em uma situação estacionária, os médicos dos hospitais podem respirar", indicou. O momento atual, considerou, permite dar um pouco de fôlego às unidades de saúde e unidades de terapia intensiva.

"O acesso a hospitais e cuidados intensivos não está aumentando. Os números falam por si, o número de pessoas positivas que estão em casa também está crescendo. Na UTI, você pode chegar lá seguindo um caminho que parte de uma hospitalização com sintomas e esses números diminuem. E isso significa que você está enfrentando a doença. Não conheço situações em que os hospitais não conseguem garantir internação em terapia intensiva”, avaliou.

O coordenador da proteção civil italiana também se referiu à falta de máscaras no território. "O problema é global. A demanda mundial é 30, 50 vezes a exigência comum. A cadeia de suprimentos das máscaras foi ignorada. Agora, uma conversão está sendo feita para se tornar autônoma e autossuficiente para a produção das máscaras. Enquanto isso, continuaremos com as importações”, concluiu.

Início da "Fase 2"

Já durante participação na Rádio Capitale, o chefe da Proteção Civil pediu que o máximo rigor continue, uma vez que "os contágios permanecem porque são resultado de comportamentos passados, de duas semanas atrás”. Em relação à "Fase 2" da quarentena, anunciada pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte e que consistirá na abertura gradual das atividades, Borrelli especificou que isso só poderá ocorrer a partir da metade de maio. “Temos que ver quando essa situação começa a diminuir. Eu não gostaria de dar datas, mas entre agora e 16 de maio podemos ter mais dados positivos que nos aconselham a retomar as atividades e, portanto, iniciar a fase 2”, apontou.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895