Rússia e China estendem Tratado de Amizade

Rússia e China estendem Tratado de Amizade

Reaproximação ocorre em meio a crescentes tensões e competição comercial entre a China e os EUA e um contexto de deterioração das relações russo-americanas

AFP

Xi Jinping destacou que mundo entrou em um período de turbulências e mudanças, mas as relações com a Rússia trazem "energias positivas" para o planeta

publicidade

Rússia e China anunciaram, nesta segunda-feira, que vão prorrogar por cinco anos um tratado de amizade em vigor desde 2001, elogiando o "papel estabilizador" de sua colaboração em face da "turbulência global". O Kremlin emitiu uma declaração conjunta comemorando o 20º aniversário desse pacto, após uma videoconferência entre Vladimir Putin e Xi Jinping.

"Nessa declaração, também é indicado que (...) o Tratado será automaticamente prorrogado em fevereiro de 2022 por mais cinco anos", disse Putin, de acordo com uma transcrição tornada pública pela presidência russa.

"Enquanto o mundo entrou em um período de turbulências e mudanças, e a humanidade enfrenta vários riscos, a estreita cooperação sino-russa traz energia positiva para a comunidade internacional", disse Xi Jinping traduzido pelo Kremlin.

Putin concordou, considerando que a cooperação entre Moscou e Pequim desempenha "um papel estabilizador nas questões globais, em um contexto de intensificação geopolítica".

Nos últimos meses, ambas as potências multiplicaram as suas declarações de apoio, anunciando, sobretudo, o reforço da cooperação nos setores da economia, da informação e da indústria espacial. Essa reaproximação ocorre em meio a crescentes tensões e competição comercial entre a China e os Estados Unidos e um contexto de deterioração das relações russo-americanas.

Pequim e Moscou estão ligados por uma "parceria estratégica" desde 1996 - a primeira assinada pela China - e desde 2001 por este Tratado de Amizade. Em 2004, os dois países resolveram uma disputa complexa sobre sua fronteira de 4.250 km.

Veja Também


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895