Risco de Brexit sem acordo aumenta e é preciso que nos preparemos, diz UE

Risco de Brexit sem acordo aumenta e é preciso que nos preparemos, diz UE

Saída do Reino Unido do grupo está prevista para 30 de março

AE

Se regras não fossem aplicadas, OMC poderia ser acionada

publicidade

Comissário para Assuntos Econômicos e Financeiros da União Europeia, Pierre Moscovici afirmou nesta segunda-feira que tem aumentado o risco de uma saída do Reino Unido do bloco, o Brexit, sem um acordo. Segundo ele, a Comissão Europeia e alfândegas dos países têm "trabalhado duro para estar prontos para introduzir checagens e controles de produtos entre a UE e o Reino Unido".

Moscovici disse em nota divulgada pela UE que a preparação é importante para proteger consumidores e o mercado interno. Segundo ele, é preciso que as empresas que fazem negócios com o Reino Unido se apressem para cumprir as regras alfandegárias logo depois da saída do país, prevista para 30 de março."Não há tempo a perder e estamos aqui para ajudar com a campanha de informação", comentou.

A UE e o Reino Unido já negociaram um acordo para a saída do país do bloco, mas parlamentares britânicos têm se recusado a confirmar a iniciativa, com a intenção de renegociar alguns pontos, sobretudo o status futuro da fronteira entre as Irlandas.

A premiê britânica, Theresa May, tem tentado retomar o diálogo, mas Bruxelas resiste e diz que não haverá nova oferta, o que aumenta a chance de uma saída sem acordo algum. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895