Robert Mugabe será enterrado em sua cidade natal
capa

Robert Mugabe será enterrado em sua cidade natal

Família anunciou que corpo não será velado em cemitério dedicado aos heróis da nação

Por
AFP

Cerimônia fúnebre nacional poderá ser assistida por 60 mil pessoas

publicidade

O ex-presidente do Zimbábue Robert Mugabe será enterrado na próxima semana em sua cidade natal, e não no cemitério dedicado aos "heróis da nação", como desejava o governo do país africano, anunciou a família nesta quinta-feira.

"O corpo será velado em Kutama (sua cidade natal) no domingo à noite e será enterrado em uma cerimônia íntima na segunda-feira ou terça-feira. Não irá ao cemitério dos heróis nacionais", afirmou à AFP um sobrinho do falecido presidente, Leo Mugabe. "Esta é a decisão da família", completou.

Robert Mugabe faleceu na sexta-feira da semana passada aos 95 anos em um hospital de luxo de Singapura, para onde viajava há vários anos para tratamentos médicos. O corpo foi repatriado na quarta-feira. O desembarque aconteceu em Harare, capital do país, com todas as honras de chefe de Estado.

O funeral nacional está previsto para sábado em um estádio com capacidade para 60.000 pessoas. O enterro era fonte de debate entre a família e o governo, que estão em conflito desde o golpe militar de novembro de 2017 que encerrou os 37 anos de poder de Mugabe.