Rodada para acordo Mercosul-UE termina com avanços em Buenos Aires
capa

Rodada para acordo Mercosul-UE termina com avanços em Buenos Aires

Chefe negociador pela Argentina não informou quais foram os progressos

Por
AFP

Nova reunião não tem local nem data determinados ainda

publicidade

Uma nova rodada de negociações para avançar a um acordo comercial entre o Mercosul e a União Européia se desenvolveu nesta semana em Buenos Aires com "progresso em todas as áreas" de discussão, informou nesta sexta-feira a chancelaria argentina. "Estamos satisfeitos com a tarefa realizada pelas delegações, com avanços substantivos na maior parte das temáticas tratadas", afirmou em comunicado Horacio Reyser, secretário de Relações Econômicas Internacionais e chefe negociador pela Argentina.

Reyser não informou quais foram os avanços nem as áreas abordadas na discussão que prosseguirá em uma nova reunião em local e data ainda não determinados. "Ainda restam temas a acordar, vamos precisar de uma nova reunião em data que ainda precisa definir", esclareceu o negociador pela Argentina, país que exerce a presidência pro tempore do Mercosul.

A última reunião foi celebrada em março do ano passado, também na capital argentina. Os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) junto com os europeus iniciaram as negociações em 1999, e apesar de as duas partes terem anunciado em várias ocasiões estarem perto de um acordo definitivo, isso não chegou a acontecer em duas décadas de negociações. Os principais entraves são relacionados ao setor agrícola e à resistência da UE a abrir seu mercado aos produtos do bloco. Mais recentemente houve divergências entre Brasil e UE em relação a carnes, açúcar e setor automotivo.