Salvini descarta aliança com Berlusconi na Itália

Salvini descarta aliança com Berlusconi na Itália

Na quinta-feira, Giuseppe Conte aceitou formar governo baseado em coalizão inédita entre social-democratas e M5E

AFP

"Não precisamos de ninguém", declarou Salvini

publicidade

O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini (extrema direita), rejeitou nesta sexta-feira qualquer futura aliança do seu partido, a Liga, com a Força Itália (centro direita), do ex-premier Silvio Berlusconi. "Digo aos amigos da Força Itália que declaram que 'não devem se aliar a Liga': não precisamos de ninguém", declarou Salvini em um comício em Conselve, na região de Padua, seu feudo político no norte da Itália.

No dia 8 de agosto, Salvini derrubou a coalizão de governo formada por seu partido e o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5E), no momento em que as pesquisas apontavam que a Liga, a Força Itália e o grupo de extrema direita Irmãos da Itália reuniam votos suficientes para formar uma maioria de governo. A Liga tinha então 38% das intenções de voto, Força Itália, 7%, e os Irmãos da Itália, 7%. Salvini defendeu eleições imediatas, mas foi surpreendido por uma aliança entre o M5E e o Partido Democrata (centro esquerda).

Na quinta-feira, o primeiro-ministro Giuseppe Conte aceitou formar um governo baseado em uma coalizão inédita entre os social-democratas e o M5E. Salvini disse durante o comício que as atuais negociações para formar uma coalizão de governo são um "espetáculo sórdido", e pediu que o presidente Sergio Mattarella convoque eleições.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895