Sanders deve contestar vitória de Buttigieg no Iowa
capa

Sanders deve contestar vitória de Buttigieg no Iowa

Encarregado da campanha quer revisão do longo processo de apuração

Por
AFP

Buttigieg teve apoio de 14 delegados contra 12 de Sanders

publicidade

O pré-candidato presidencial democrata Pete Buttigieg venceu a primária no "caucus" de Iowa, conseguindo 14 delegados contra 12 de Bernie Sanders, informou no último domingo a representação do partido no estado. A demora na apuração se deveu a vários problemas técnicos e foi alvo de queixas sobre a legitimidade da votação.

Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, Indiana, e Sanders, senador esquerdista por Vermont, terminaram com uma diferença muito pequena a primeira prévia interna celebrada na segunda-feira. "Podem esperar que vamos pedir ao partido democrata de Iowa uma nova revisão das divergências que identificamos", disse o encarregado de campanha de Sanders, Faiz Shakir, à CNN neste domingo.

"Tem se portado de forma incompetente do nosso ponto de vista", indicou. O presidente do Partido Democrata nacional havia ordenado uma revisão dos resultados a partir dos problemas apresentados com a tecnologia e também foram levantadas dúvidas sobre a precisão do processo.

A senadora progressista por Massachusetts Elizabeth Warren ganhou oito delegados para a convenção democrata que elegerá em julho o desafiante do presidente Donald Trump na eleição de novembro. O ex-vice-presidente Joe Biden conquistou seis delegados e a senadora por Minnesota Amy Klobuchar, um.