Secretário-geral da ONU pede cessar-fogo na Ucrânia

Secretário-geral da ONU pede cessar-fogo na Ucrânia

Antonio Guterres foi até Moscou para se reunir com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov

AFP

publicidade

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta terça-feira em Moscou, na Rússia, um cessar-fogo na Ucrânia "o mais rápido possível". "O que nos interessa muito é encontrar os meios para criar as condições de um diálogo eficaz, criar as condições para um cessar-fogo o mais rápido possível", declarou Guterres, antes de uma reunião com o chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov.

Nessa segunda-feira, a Rússia emitiu um alerta para risco real de uma Terceira Guerra Mundial. O aviso foi feito a partir da visita de autoridades de alto escalão dos Estados Unidos à Ucrânia. Na ocasião, os dirigentes norte-americanos declararam que seria possível ganhar o conflito com o "equipamento adequado". 

Diante das sanções sem precedentes contra a Rússia impostas pelos países ocidentais e o crescente apoio militar à Ucrânia, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, alertou que "o perigo (de uma guerra mundial) é grave, é real, não pode ser subestimado". O dia de ontem foi marcado por denúncias dos russos de ataques em suas fronteiras. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895