Senado pode ativar julgamento político de Trump em "um ou dois dias"

Senado pode ativar julgamento político de Trump em "um ou dois dias"

Democratas querem realizar última etapa do julgamento contra o ex-presidente o mais rápido possível

R7

Senadores democratas pretendem iniciar julgamento de Trump em breve

publicidade

Os democratas do Congresso dos Estados Unidos podem ativar o julgamento político do ex-presidente Donald Trump no Senado em "um ou dois dias", já que consideram o assunto uma prioridade, embora o republicano já tenha sido sucedido pelo democrata Joe Biden.

"O presidente precisa prestar contas", disse, em referência a Trump, o 'número dois' da nova maioria democrata no Senado, Dick Durbin, ao dizer à imprensa que espera que em "um ou dois dias" a Câmara dos Representantes envie os documentos que ativariam o julgamento no Senado.

Durbin disse acreditar que a Câmara "fará o correto ao acusar o presidente pela segunda vez", desta vez sob a acusação de "incitar à insurreição", pelo papel de Trump na invasão ao Capitólio por parte de seus apoiadores no dia 6 de janeiro.

O procedimento é "uma prioridade", comentou Durbin, ao acrescentar que "a verdade" é que o ex-presidente tem que responder por seus atos no que se refere à invasão ao Capitólio, que deixou cinco mortos, entre eles um policial.

Segundo impeachment

Na quarta-feira da semana passada, a Câmara aprovou, com o apoio de dez representantes republicanos, submeter Trump a um segundo julgamento político, mas ainda não enviou ao Senado os documentos de acusação necessários para o início do procedimento.

Trump, que se tornou o primeiro presidente dos EUA a ser submetido a dois processos desse tipo, foi responsabilizado pelos congressistas pela invasão ao Capitólio por ter inflamado os seguidores e sugerido que fossem ao edifício do Congresso para mostrar força.

Veja Também



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895