Túmulo anônimo de chefe das SS é profanado na Alemanha

Túmulo anônimo de chefe das SS é profanado na Alemanha

Reinhard Heydrich foi um dos arquitetos da Solução Final

AFP

Nada foi roubado do túmulo

publicidade

O túmulo anônimo do ex-chefe das SS, Reinhard Heydrich, em um cemitério de Berlim foi profanado, sem registro de qualquer roubo, informou a polícia da capital alemã nesta segunda-feira. Heydrich, um dos arquitetos da Solução Final nazista, morto em um ataque em Praga em 1942, havia sido enterrado no cemitério de Invalidenfriedhof, em Berlim, no centro da capital.

Após a Segunda Guerra Mundial, seu túmulo - como o de outros líderes do III Reich - tornou-se anônimo para impedir que se transformasse em local de peregrinação neonazista. "A tumba foi aberta na madrugada de quarta-feira para quinta-feira", afirmou um porta-voz da polícia à AFP.

Heydrich, adjunto do chefe supremo da SS, Heinrich Himmler, participou em janeiro de 1942 na conferência de Wannsee, na qual o extermínio dos judeus da Europa foi parcialmente planejado. Foi também vice-governador de Bohemia-Moravia.

Conhecido como o "Açougueiro de Praga", Heydrich foi morto meses depois na capital tcheca por partidários. Seus restos mortais foram repatriados para Berlim e Heydrich recebeu postumamente a maior condecoração do III Reich, antes de ser enterrado neste cemitério de Berlim.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895