Terremoto de magnitude 6,4 assusta população na Croácia

Terremoto de magnitude 6,4 assusta população na Croácia

Tremor provocou o desabamento de prédios e chegou a ser sentido em países vizinhos, incluindo a Eslovênia

AFP

Outro terremoto já havia atingido o país durante a pandemia

publicidade

Um poderoso sismo de magnitude 6,4 foi registrado na Croácia nesta terça-feira - informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), provocando o desabamento de prédios na cidade de Petrinja, no centro do país.

Com profundidade de 10 quilômetros, o tremor aconteceu em torno das 11h30min GMT (8h30min em Brasília). Segundo o Centro Sismológico Euromediterrâneo, o sismo seria de magnitude 6,2 e foi sentido com força também na capital do país, Zagreb, onde moradores assustados saíram às ruas. "Não sabemos se temos mortos, ou feridos", disse o prefeito de Petrinja, Darinko Dumbovic, à televisão regional N1. "Há pânico geral, as pessoas estão procurando seus entes queridos", acrescentou.

Veja Também

Imagens da cidade, de cerca de 20 mil habitantes, mostravam o colapso de telhados e ruas com escombros. O tremor se deu um dia após um sismo de menor magnitude em Petrinja que causou danos em edifícios.

Os Bálcãs são uma zona de forte atividade sísmica, e esses fenômenos são frequentes. A planta nuclear eslovena de Krsko foi fechada de forma preventiva, informou uma porta-voz desta central atômica. "Posso confirmar o fechamento preventivo" da unidade, disse a porta-voz Ida Novak Jerele à AFP. O tremor foi sentido em vários países vizinhos da Croácia, incluindo a Eslovênia.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895